Cofap lança mais 50 códigos de amortecedores e bandejas na reposição

segunda-feira, 21 de março de 2022

 

A Marelli Cofap Aftermarket, principal empresa do segmento de reposição do País, amplia seu portfólio do sistema de suspensão com o lançamento de novos códigos de amortecedores e bandejas. No caso dos amortecedores para a linha leve são 21 códigos com aplicações para as montadoras Caoa Chery, Chevrolet, Ford, JAC, Hyundai e Mercedes Benz. Já para veículos a diesel são seis novos códigos que atendem DAF, Ford, Mercedes Benz, Noma e Scania.

A marca possui, na linha de amortecedores, 65% de Market share, mais de 1.500 códigos ativos e 98% de cobertura de frota e tem como principal objetivo oferecer o portfólio mais completo do mercado através de lançamentos constantes, acompanhando todas as movimentações da indústria automotiva brasileira.

Os amortecedores Cofap são desenvolvidos e produzidos há cerca de 70 anos para o mercado brasileiro e de exportação. A marca é líder no segmento e, além de fornecer para a maioria das montadoras, supre o mercado de reposição com produtos destinados a veículos leves, comerciais leves e pesados e motocicletas.

Amortecedor é essencial para a segurança

O amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão do veículo, pois garante que os pneus estejam sempre em contato com o solo, mantendo as condições ideais para a dirigibilidade. Por ser o mais importante item do sistema de suspensão, requer revisão periódica, considerando que nem sempre os efeitos gerados por amortecedores avariados, com perda de eficiência, podem ser percebidos pelo motorista.

Os componentes internos do amortecedor como tubo de pressão, pistão, molas e válvulas sofrem com a fadiga e o desgaste natural conforme a intensidade do uso. Eventuais avarias nesses componentes internos não podem ser detectadas em exame visual e, por isso, devem ser avaliados por profissionais qualificados durante as revisões periódicas. A Cofap também adverte para casos de danos na estrutura dos tubos, empenamento das hastes ou vazamento de óleo, que, diferentemente das irregularidades já citadas, podem ser identificadas visualmente. Em todas estas situações, a recomendação é fazer a troca imediata do amortecedor, independente da quilometragem. Importante frisar que é fundamental optar por produtos confiáveis, com qualidade reconhecida.

Bandeja de suspensão

Todo o know-how da Cofap em amortecedores se estende para os outros itens da suspensão, como as bandejas, que passam a contar com 32 novos códigos, com a marca, no mercado reparador. As novas aplicações atendem veículos das montadoras Chevrolet, Ford, Jeep, Land Rover, Mitsubishi, Nissan, Renault e Toyota.

A bandeja, por ser um componente que desempenha papel fundamental na estabilidade, dirigibilidade e segurança do veículo, deve ser verificada periodicamente. A ocorrência de folgas nas buchas ou nos pivôs, que são os elementos de fixação do componente ao sistema, pode causar o desalinhamento da suspensão e o desgaste prematuro dos pneus, gerando instabilidade direcional e comprometendo a segurança.

Peças empenadas, amassadas ou trincadas devem ser substituídas.

A Marelli Cofap Aftermarket - responsável pelos produtos destinados aos segmentos leve, pesado e duas rodas com as marcas Cofap e Magneti Marelli - oferece ao mercado mais de 70 famílias de autopeças e motopeças.

Os produtos podem ser encontrados em todo território nacional graças à maior rede de distribuição do Brasil, composta pelos maiores e melhores distribuidores regionais e nacionais. Além disso, a empresa é pioneira no conceito de marketing de serviços no pós-venda e possui uma equipe promocional própria, com técnicos e promotores experientes e altamente capacitados para atender todos os elos da cadeia de distribuição do setor de reposição: Distribuidor, Revendedor, Aplicador e Consumidor Final.

LEIA TAMBÉM

ver outras notícias