Saiba tudo sobre revisão de férias com a Cofap e a Magneti Marelli

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

 

As férias estão aí e, com ela, o aumento do fluxo de veículos nas estradas. Uma viagem tranquila, além do respeito às leis de trânsito, depende do estado de conservação geral do veículo, mesmo que seja pouco rodado. Por conta disso, a Magneti Marelli e a Cofap, marcas líder no mercado de reposição de autopeças no País, a manutenção adequada evita transtornos durante a viagem e, principalmente, garante a segurança para motoristas e passageiros. Daí a importância de manter as revisões em dia.

Sistema de suspensão

Principal componente do sistema de suspensão, o amortecedor merece atenção especial. Ele é responsável por manter os pneus em contato com o solo, garantindo a estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Esse componente requer revisão periódica, considerando que a perda de ação de um amortecedor de suspensão, causada pelos desgastes naturais de seus componentes internos, pode não ser percebida pelo motorista, que vai se acostumando com o comportamento dinâmico do veículo e não se dá conta do momento em que há necessidade da substituição dos amortecedores. Vale lembrar que a vida útil dos amortecedores depende do modo como o veículo é conduzido e dos pavimentos por onde ele trafega. Por exemplo, passar por lombadas e obstáculos sem reduzir a velocidade, subir guias, trafegar em pistas esburacadas ou estradas de terra certamente reduzirá a durabilidade, não somente do amortecedor, mas também dos demais componentes do sistema de suspensão.

Os amortecedores Cofap são desenvolvidos e produzidos há cerca de 70 anos para a indústria automobilística brasileira. São fornecidos para a maioria das montadoras, para veículos leves, comerciais leves e pesados, e para o mercado de reposição de autopeças, mantendo uma liderança confortável nos dois segmentos de mercado. Além disso, os amortecedores Cofap são certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que garante a qualidade e a confiabilidade das peças. Na hora da troca, aplicadores e consumidores devem conferir se o produto é certificado, buscando o selo do órgão regulador que obrigatoriamente deve constar na embalagem e no corpo do produto.

Além do amortecedor, outros componentes do sistema de suspensão também devem ser revisados, como molas helicoidais, barras estabilizadoras, bandejas de suspensão e bieletas. Todos esses itens são fundamentais para que o veículo trafegue de maneira segura, com estabilidade direcional nas retas e durante curvas e frenagens. Geralmente, ruídos vindos da suspensão indicam deterioração nos componentes de borracha que, caso não sejam trocados, prejudicarão as peças às quais estão associados, além de interferir na vida útil de outros componentes e no conforto devido a impactos e vibrações que deixam de ser absorvidos adequadamente.

A marca Cofap oferece todos esses produtos em seu portfólio, que são desenvolvidos e produzidos segundo as mesmas especificações dos produtos originais e atendem mais de 95% da frota circulante brasileira. A qualidade e a tecnologia aplicadas no processo produtivo tornam todos os componentes Cofap referências de mercado e sinônimos de confiança, já que o seu desempenho é equivalente do dos componentes genuínos.

Bateria

Componente vital para o funcionamento do veículo, a bateria tem como função principal fornecer energia para o motor de partida, sendo responsável também pela alimentação do sistema de ignição e injeção. Do mesmo modo, o sistema de iluminação e demais equipamentos acionados enquanto o motor não está operando dependem da bateria e, com veículos cada vez mais tecnológicos, equipados com um volume de eletrônica embarcada cada vez maior, a importância das baterias é ainda mais relevante, já que dela depende o equilíbrio elétrico e a estabilidade de funcionamento dos sistemas eletricamente assistidos.

De acordo com a Magneto Marelli, o componente dá indícios quando sua vida útil está chegando ao fim. Dificuldade em dar a partida no motor, oxidação nos terminais e acendimento da luz de alerta no painel de instrumentos do veículo são sinais evidentes de que a bateria deve ser verificada imediatamente.

As baterias Magneti Marelli são reconhecidas mundialmente pelo desempenho e confiabilidade, com forte reputação em todos os mercados onde está presente. Elas são fabricadas com tecnologia de grades estampadas, que garante alto desempenho nas partidas, maior resistência mecânica e à corrosão e, como consequência, maior durabilidade, quando comparada com as baterias com a tecnologia de grades convencionais. A qualidade da grade de uma bateria automotiva é um dos fatores que mais influenciam na durabilidade do produto. Por isso, a evolução tecnológica das baterias ao longo do tempo se deu principalmente em função de novos processos de fabricação e novas ligas metálicas que compõem as grades.

O portfólio da marca Magneti Marelli possui cinco modelos de baterias automotivas - Premium, Top, Estrada, Standard e EFB -, além das baterias para motos e baterias estacionárias.

Pastilhas de freio

Está ouvindo ruídos e chiados ao acionar o freio? Hora de procurar uma oficina de confiança e substituir as pastilhas antes de pegar a estrada. As pastilhas de freio trabalham em conjunto com as pinças de freio com a função de reduzir a velocidade do veículo, proporcionando o controle na sua condução no tráfego, antes das curvas e, claro, quando há necessidade da parada total do veículo.

O motorista deve ficar atento ao desgaste das pastilhas de freios e substituí-las quando estas atingem o limite de segurança, evitando que a massa de atrito se desgaste completamente. Se isso ocorrer, a base metálica sobre a qual é depositada a massa de atrito fixa exposta, em contato com o disco de freio, o que diminui drasticamente o poder de frenagem e compromete a segurança nas frenagens. Atenção quanto ao fluido de freio! Ele deve ser substituído de acordo com os limites estabelecidos no manual do veículo.

As pastilhas de freio Cofap possuem o DNA de quem acompanha a indústria brasileira desde o seu início, e proporcionam segurança aos usuários e tranquilidade aos reparadores, que têm na marca a garantia de um produto que respeita os mesmos padrões de qualidade e produção do produto genuíno.

A marca vem apresentando um expressivo número de lançamentos na linha, com cerca de 200 novos itens nos últimos dois anos, e oferece uma relação custo x benefício bastante favorável ao consumidor. Com a ampliação do portfólio, qualidade e competividade, a marca Cofap vem aumentando a sua participação de mercado e se destacando cada vez mais dentro deste segmento.

Lâmpadas

As lâmpadas também são itens de extrema importância no momento da revisão. A bem da verdade, são itens que merecem verificação diária, pela facilidade com que o próprio motorista pode realizá-la. Caso alguma esteja queimada, o motorista enfrentará problemas de visibilidade, principalmente durante a noite, podendo ocasionar graves acidentes e multas de trânsito. De acordo com o Artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), “conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas" é infração média, com multa de R$ 130,16, somada a quatro pontos na CNH.

Com cobertura de mais de 90% da frota nacional, o catálogo de lâmpadas da Magneti Marelli possui 88 códigos de produtos que atendem veículos leves, pesados, industriais, agrícolas e motocicletas, com excelente relação custo-benefício. O catálogo é composto por lâmpadas para aplicação em todos os componentes de iluminação dos veículos, desde os faróis (alto, baixo e longo alcance), até luzes de posição, freio, pisca-pisca, ré e luzes de cabine.

As lâmpadas Magneti Marelli comercializadas no Brasil são as mesmas vendidas na Europa, com padrão de qualidade da marca que é líder mundial em componentes para iluminação. Entre os diferenciais tecnológicos das lâmpadas Magneti Marelli estão o tempo de resposta mais rápido, a geometria e luminosidade perfeitas e a alta resistência à vibração, características que garantem a segurança e a durabilidade do produto.

Confiabilidade

Usar componentes de qualidade e confiabilidade é fundamental para a segurança e garantia de tranquilidade. A Marelli Cofap Aftermarket - responsável pelos produtos destinados às linhas leve, pesada a de duas rodas com as marcas Cofap e Magneti Marelli - oferece ao mercado mais de 70 famílias de autopeças e motopeças, que podem ser encontradas em todo território nacional graças à maior rede de distribuição do Brasil, composta pelos maiores e melhores distribuidores regionais e nacionais. As marcas possuem uma das maiores coberturas do segmento e são reconhecidas por sua qualidade e excelência. Os componentes entregam aos clientes o mesmo desempenho do produto original, uma vez que a empresa é parceira das montadoras há mais de 70 anos.

Além disso, a Marelli Cofap é pioneira no conceito de marketing de serviços no pós-venda e possui equipe promocional própria, com técnicos e promotores experientes e altamente capacitados para atender todos os elos da cadeia de distribuição do setor de reposição em nível nacional: Distribuidor, Revendedor, Aplicador e Consumidor Final.

LEIA TAMBÉM

ver outras notícias