MOTOR NA TEMPERATURA CERTA: MAGNETI MARELLI COFAP ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

 

Temido por grande parte dos motoristas, ou pior, ignorado por muitos, o superaquecimento do motor pode colocar os ocupantes do veículo em risco e causa desgastes em diversos componentes. Tão prejudicial quanto o superaquecimento, no entanto, é manter o propulsor operando em uma faixa de temperatura muito baixa.

De acordo com a Magneti Marelli Cofap, principal empresa do aftermarket brasileiro, motores que trabalham em baixas temperaturas podem prejudicar o meio ambiente e também o bolso do dono do carro, uma vez que o consumo de combustível será elevado, com o consequente aumento da emissão de gases poluentes, e a vida útil do motor será reduzida.

As válvulas termostáticas são responsáveis pelo controle da temperatura de funcionamento dos motores de combustão interna, mantendo-a em níveis ideais - conforme o projeto do fabricante do veículo - para que proporcionem o melhor desempenho em termos de potência, consumo e emissão de poluentes. É ela que bloqueia ou libera a passagem do líquido de arrefecimento do motor para o radiador através de uma cápsula com cera expansiva, localizada em seu interior, que “fecha” ou “abre” a válvula conforme a variação de temperatura do motor.

É importante ressaltar que as válvulas termostáticas são calibradas de acordo com as especificações de cada motor. Por isso, é fundamental a utilização de peças de qualidade reconhecida, uma vez que é indispensável que o componente seja produzido com os parâmetros de abertura e fechamento idênticos aos da peça original, assegurando o funcionamento do motor dentro das características de fábrica.

Referência no mercado automotivo, as válvulas termostáticas Magneti Marelli são líderes no aftermarket global, sendo fabricadas segundo normas e padrões internacionais de qualidade e equipando veículos das maiores montadoras do mundo.

Além das válvulas termostáticas, a Magneti Marelli Cofap comercializa diversos itens da linha térmica no mercado reparador como radiadores, intercoolers, eletroventiladores, bombas d’água, compressores e condensadores.

LEIA TAMBÉM

ver outras notícias