O QUE É? O pivô de suspensão é uma peça de extrema importância na suspensão de um automóvel; ele é conectado a bandeja e trabalha em harmonia com os demais componentes, ligando a roda direcional ao chassi do veículo.

Como funciona? Os pivôs são as peças que prendem o conjunto da suspensão nas bandejas, ou braços de articulação do sistema. Ele permite que a coluna gire em seu próprio eixo, possibilitando o giro das rodas e o ângulo de oscilação da bandeja no seu movimento de “sobe e desce” nas mais diversas situações (ex.: passagem em lombadas), “para frente e para trás” (ex.: arranques e frenagens), “para dentro e para fora” (ex.: em curvas).

QUANDO SUBSTITUIR? Por ser um componente de segurança e receber impactos constantes, recomenda-se periodicamente realizar avaliações. Quando estão gastos, ficam com folga e provocam barulho. Porém, o maior perigo é o rompimento do pino esférico do pivô e se isso ocorrer, o motorista poderá perder o controle da direção. Ao constatar folgas, coifas de proteção danificadas ou falta de lubrificação, faça a substituição da peça.

DICAS IMPORTANTES: Sempre que for feita a substituição do pivô da suspensão, verifique as condições dos terminais de direção e terminal axial. Qualquer sinal de furos, rasgos nas coifas de proteção ou braçadeiras danificadas, faça a troca dos componentes. Após a manutenção é obrigatório fazer a conferência da geometria de direção.