O QUE É? O sistema é composto de uma central eletrônica chamada centralina (ou E.C.U.), que recebe informações de sensores instalados no motor e controla, entre outros sistemas, a injeção de combustível e a ignição.

Qual a sua função? Criar a mistura de ar e combustível necessária ao perfeito funcionamento do motor, mantendo os índices de emissão de poluentes dentro das exigências dos órgãos governamentais.

Como funciona? Os sistemas de injeção eletrônica Magneti Marelli utilizam a tecnologia speed-density - que leva em conta a rotação do motor (speed) e a densidade do ar (density) – para calcular a massa de ar admitida no motor para seu funcionamento. Para o cálculo da densidade, a ECU utiliza temperatura e pressão do ar, que são informados através dos respectivos sensores. Em seguida, a mesma central comanda a válvula eletroinjetora, que permite a passagem da quantidade exata de combustível para realizar a combustão. Com esta mistura comprimida no cilindro, a central comandará o circuito de ignição, realizando a combustão necessária ao funcionamento do motor.

Produtos Magneti Marelli Principais componentes: Injetor de Combustível, Motor de Passo, Sensor de Posição de Borboleta, Sensor de Pressão, Sensor de Temperatura do Ar, Sonda Lambda, Corpo de Borboleta, Centralina, dentre outros.

Manutenção Preventiva Os principais sistemas de injeção eletrônica não necessitam de ajustes ou regulagem, porém, por se tratar de sistemas eletroeletrônicos, precisam ser constantemente avaliados. Recomendamos o teste dos injetores MPI a cada 15.000 km e a substituição dos injetores SPI a cada 50.000 km.