O QUE É E COMO FUNCIONA? O amortecedor é um componente do sistema de suspensão dos veículos destinado ao controle das oscilações da mola. Localizado na região inferior do veículo, é um elemento de ligação entre a suspensão e a carroceria, que controla os movimentos das molas, e faz com que a roda do veículo mantenha a aderência ao solo.

QUANDO SUBSTITUIR? A estabilidade, conforto e segurança ficam diretamente comprometidos se os amortecedores não estiverem atuando corretamente. Isso é verificado pela dificuldade no controle do veículo em curvas, freadas, pulos descontrolados das rodas e desgaste prematuro (ou irregular) dos pneus e demais componentes da suspensão. É importante a verificação periódica dos amortecedores, bem como dos demais componentes da suspensão, sempre que o veículo passar por uma revisão.

SHOCKTESTER COFAP O Shocktester é um equipamento que testa dinamicamente os amortecedores na suspensão do veículo sem a necessidade de desmontá-los. São apenas 3 minutos para saber o resultado: o teste é impresso para entrega ao consumidor final sendo fundamental para concluir a análise da suspensão.

LINHA DE AMORTECEDORES COFAP: Turbogas - Amortecedores hidráulicos pressurizados disponíveis para linha leve e pick-up’s. Melhor relação conforto x segurança e garantia de originalidade.
Super - Amortecedores convencionais disponíveis para as linhas leve e pesada. São originais em grande parte da frota circulante.
Powershock - Amortecedores com tecnologia anti-rolling, que reduz o efeito da inclinação lateral que o veículo sofre ao realizar uma curva, proporcionando melhor dirigibilidade ao automóvel e, consequentemente melhor desempenho. Disponível para veículos específicos da linha Fiat.
SPA - Amortecedores para veículos fora de linha há mais de 10 anos. Possui melhor relação custo x benefício, mantendo a segurança da suspensão original.

SUCATEAMENTO

Use óculos e luvas de segurança.
Verifique se a peça é do tipo convencional ou pressurizada.
Coloque a peça na posição horizontal e certifique-se que a peça está fixa e que não se moverá durante a operação de furação.
Antes de perfurar abra o amortecedor ao máximo.
Faça um furo de 3mm de diâmetro a 20mm de fixação inferior.
Depois da saída da pressão do gás alargue o furo para 5mm.
Certifique-se que o furo atingiu o tubo de pressão.
Coloque o óleo retirado do amortecedor em um recipiente apropriado, fechando o amortecedor lentamente até que todo o óleo seja retirado.
Certifique-se junto ao órgão oficial competente dos procedimentos corretos para sucateamento
do óleo e do amortecedor.