Dicas para manutenção preventiva de férias

sexta-feira, 05 de dezembro de 2014

 


Com a proximidade das férias escolares e feriados de final do ano, é esperado um aumento significativo no fluxo das rodovias de todo país. A fim de evitar qualquer tipo de problema com o seu veículo, a Magneti Marelli Cofap alerta sobre a importância da revisão veicular antes de pegar a estrada.

A recomendação básica é manter em dia os itens de sistemas considerados de segurança como suspensão, direção, freios e iluminação, além do próprio motor. O motorista deve ficar atento às condições de amortecedores, molas, bandejas, sistemas de direção, pneus e rodas (pressão, alinhamento e balanceamento), pastilhas e lonas de freios, circuito hidráulico de freio, sistema de arrefecimento, óleo do motor e do câmbio, faróis e lanternas. Importante também lembrar-se dos equipamentos obrigatórios como extintor, triângulo, macaco e dos documentos do veículo e do condutor.

Todos os componentes mecânicos possuem uma vida útil, que varia conforme a intensidade de uso do veículo, condições do piso, modo de dirigir, entre outros fatores. No caso dos amortecedores, a Magneti Marelli Cofap recomenda que as peças sejam avaliadas regularmente por oficina especializada, junto com outros elementos de maior desgaste como pneus e pastilhas.

Se os amortecedores apresentarem problemas de amassamento dos tubos, empenamentos de haste, vazamento de óleo, que são visíveis, ou perda de ação, recomenda-se a troca imediata, independentemente da quilometragem.

Outro componente que merece especial atenção do condutor é a bateria, responsável pelo fornecimento de energia ao motor de arranque no momento da partida ou a sistemas elétricos e eletrônicos do veículo quando o motor está desligado. Uma bateria em final de vida útil pode nos surpreender, deixando de funcionar no meio de uma viagem.

O mais indicado no caso é a verificação da “tensão elétrica” e o teste de “auto descarga”. Além de testar a bateria, o sistema responsável pela sua alimentação – o alternador - também deve ser verificado.

Os sistemas de iluminação e sinalização, faróis e lanternas, por lei, devem estar em perfeitas condições sempre que o veículo estiver ligado e em movimento. Atente para lentes embaçadas, infiltração de água e superfície da lente fosca, que podem comprometer a eficiência desses componentes, colocando em risco a segurança de todos. Uma simples verificação visual e a correta regulagem dos faróis garantem a segurança do condutor e dos outros motoristas.

Para evitar transtornos durante a viagem de férias, procure um profissional competente em um centro técnico ou oficina mecânica equipada com aparelhos adequados e capazes de avaliar os sistemas e componentes vitais para o automóvel. E a Magneti Marelli Cofap, através da sua divisão Aftermarket, oferece diversos componentes para o caso de haver necessidade de realização da manutenção veicular.

Linha automotiva com a marca Cofap: Amortecedores, kit reparo de amortecedores e top kit, bandejas de suspensão, bieletas, juntas homocinéticas e seus kits de reparo, buchas e coxins, molas helicoidais e pneumáticas, terminais axiais, pastilhas de freio, atuadores hidráulicos, camisas de cilindro e kit de motor.

Linha automotiva com a marca Magneti Marelli: Bicos injetores, bobinas de ignição, cabos de vela, bombas de combustível, baterias (linhas leve e pesada), alternadores, componentes para o câmbio automatizado Free Choice®, componentes para carburadores, filtros, correias, bombas de óleo, lâmpadas, faróis e lanternas, espelhos retrovisores, radiadores, condensadores, compressores, evaporadores, termo-interruptores, válvulas termostáticas, bombas d’água e equipamentos de diagnose.

LEIA TAMBÉM

ver outras notícias