Institucional >> Produtos >> Cofap >> Pastilhas para Freios
Institucional » Produtos » Cofap »

Pastilhas para Freios

Pastilhas para Freios

A segurança Cofap a seus pés

Parar um veículo significa muito mais que pisar no freio. Para que isso aconteça, todos os componentes do sistema de frenagem tem que cumprir a sua função corretamente. Quando acionado, o freio exerce uma força para deter o movimento das rodas, desacelerando o veículo até a sua parada. Conseguimos acelerar nossos carros com facilidade, mas de repente podem surgir obstáculos que nos obriguem a parar no menor tempo e espaço possíveis.

Os sistemas de freios são projetados para cada veículo, tendo em vista seu tamanho, peso e condições de uso. Nos automóveis, os freios atuam sobre as quatro rodas e são comandados por um pedal. O freio de estacionamento é normalmente comandado por uma alavanca e atua apenas nas rodas traseiras.

Através dos tempos, a evolução do sistema de freio tem sido contínua, saindo do tipo cunha, passando pelos freios a tambor acionados por cabos e varões, freios hidráulicos, freios a disco até chegar aos modernos sistemas de freios auxiliados pela eletrônica (ABS). Quando acionado, está sujeito a esforços e altas temperaturas. Apesar de ser projetado sob os rigores da engenharia, seu uso contínuo provoca o desgaste natural dos seus componentes. Se corretamente conservado e ajustado, o sistema de freio proporciona ao motorista a garantia de uma frenagem segura.

O que é?

É um composto de várias matérias primas de origem mineral e sintética. Essas matérias primas são homogeneizadas em misturadores até se transformar num composto denominado “mistura”. A mistura é moldada em formatos definidos sobre uma base metálica conhecida como plaqueta, que também possui um formato específico para cada modelo de veículo.

As plaquetas sofrem um rigoroso tratamento de superfície antes da moldagem, para a eliminação dos resíduos de oxidação e oleosidade. É aplicado um adesivo de alta resistência térmica para garantir uma melhor aderência da mistura na plaqueta. A mistura depositada na plaqueta através de processo de fusão provoca uma reação química da qual resulta uma massa compacta denominada “material de atrito”.

O material de atrito é composto basicamente de cinco famílias de matérias primas:
• Fibras naturais e sintéticas.
• Aglomerante orgânico, borrachas naturais e sintéticas e resina fenólica.
• Materiais ferrosos e não ferrosos
• Abrasivos minerais e sintéticos
• Lubrificantes.

Como funciona?

Na ponta de eixo é fixado o disco de freio, juntamente com o calliper (pinça). As pastilhas para freio Cofap ficam alojadas no calliper de modo que haja uma pequena folga entre o disco e as pastilhas. Quando o freio é acionado, as pastilhas são comprimidas contra o disco. A força de atrito entre as pastilhas e o disco reduz a rotação da roda.

Quando devem ser substituídas?

O desgaste natural das pastilhas para freio depende muito de como cada usuário dirige, das condições da suspensão, do solo, das condições do sistema de freio e do seu regime de solicitação.

Recomendamos fazer revisões periódicas a cada 5.000 km.
As pastilhas devem ser substituídas sempre que:
• Atingirem a espessura mínima de 3 mm de massa;
• Ocorra um desgaste irregular provocado pelo sistema de freio;
• Seja observada uma deficiência na frenagem.

Na substituição das pastilhas de freio, alguns detalhes importantes devem ser observados:
• Verificar as condições dos discos, que devem ser substituídos sempre que apresentarem sulcos profundos, rebarbas, espessura abaixo da mínima permitida pelo fabricante e empenamento (vibração);
• Na instalação das pastilhas novas não deve haver sinais de graxa, óleo, fluído de freio ou qualquer outro material lubrificante;
• Faça a limpeza dos pinos deslizantes do calliper, efetuando a troca caso haja empenamento;
• O perfeito assentamento das novas pastilhas acontecem nos primeiros 500 Km rodados em perímetro urbano.

Garantia dos produtos Cofap

As pastilhas para freios Cofap são garantidas contra defeitos de fabricação.
Produtos danificados na montagem ou por componentes do sistema de freio em mau estado ou ainda por aplicação indevida não estão cobertos pela garantia.

O cliente deverá ser alertado sobre a importância de guardar a nota fiscal para ter direito a uma possível reclamação. O período de garantia é de 3 meses (estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor).

A garantia do produto Cofap é válida no território nacional, constituindo um motivo de tranquilidade para o cliente. A apresentação da nota fiscal é obrigatória.

Para o atendimento em garantia, na nota fiscal deverá estar explícito o código do produto Cofap e a data da venda.